ERASMUS 2022-2023 - PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PARTICIPANTES ERASMUS PRO - MOBILIDADES DE LONGA DURAÇÃO PARA RECÉM-DIPLOMADOS (182 DIAS)

Programa Erasmus+

ERASMUS 2022-2023 - PROCESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PARTICIPANTES ERASMUS PRO - MOBILIDADES DE LONGA DURAÇÃO PARA RECÉM-DIPLOMADOS (182 DIAS)

1.         Podem candidatar-se à modalidade de estágio Erasmus PRO - Long Term Mobility of VET Learners (182 days) / Erasmus PRO - Mobilidades de Longa Duração para recém- diplomados (182 dias) todos os alunos que frequentam o 3º ano dos cursos Técnico de Restaurante/Bar, Cozinha/Pastelaria, Gestão de Equipamentos Informáticos, Manutenção Industrial/Mecatrónica e Eletrónica/Telecomunicações da Escola Profissional de Leiria (EPL) e que estejam em condições de poder concluir / tenham concluído o curso no final do ano letivo 2021-2022.

2.         No sentido de promover uma efetiva igualdade de oportunidades, no quadro dos princípios e dos valores da União Europeia (UE), a EPL poderá atribuir, em função das candidaturas/manifestações de interesse entregues, uma quota de participação até 50% para alunos que apresentam situação sócio económica mais frágil.

3.         As candidaturas/manifestações de interesse deverão efetuar-se/ser entregues junto da Secretaria da EPL até 31.07.2022. Os resultados das candidaturas/manifestações de interesse deverão ser divulgados pela EPL a partir de 01.08.2022, sendo que apenas poderão ser selecionados os candidatos que se apresentem com o respetivo curso concluído.

4.         A avaliação das candidaturas/manifestações de interesse será feita através da atribuição de pontos, nos termos dos critérios de seleção definidos no Anexo I (Tabela infra) e das 3 (três) vagas disponíveis.

5.         Em caso de empate pontual, será utilizado como primeiro critério de desempate a “Média Geral do Curso” e como segundo critério a “Média da disciplina de Inglês”.

6.         Os alunos selecionados disporão de um financial support para fazer face a despesas de alimentação/subsistência, transporte para/da (a) cidade e país de estágio/acolhimento, bem como, a par do apoio linguístico, de transportes internos, alojamento, apoio cultural, seguro, supervisão, monitorização, tutoria, avaliação e validação de estágio em conformidade com o valor do financiamento disponibilizado pelo Programa Erasmus+ e com os contratos celebrados entre a EPL e as Organizações Intermediárias/de Acolhimento.

7.         Todos os participantes deverão assinar um contrato de estágio, comprometendo-se a cumprir o estágio até final, o qual será também assinado pelo Encarregado de Educação (caso o aluno seja menor), pela EPL e pelas Organizações Intermediárias/de Acolhimento.

8.         Todos os participantes far-se-ão acompanhar do Europass, entre demais documentação, para efeitos de “registo de conhecimentos e competências adquiridos noutro país europeu”.

9.         O acompanhamento do estágio será feito através das Organizações Intermediárias/de Acolhimento (tutores) e pelo(s) professor/formador(es) da EPL por via, entre outros meios, de sistemas eletrónicos de comunicação.

10.     No final do estágio, cada aluno deverá fazer-se acompanhar do Europass, e demais documentação relevante, contendo o registo das atividades desenvolvidas, das presenças em estágio e da respetiva avaliação.